sábado, 28 de abril de 2012

Papo de Escritor #1 O escritor de mãos engessadas (bloqueio criativo)

Ando me sentindo assim ultimamente, tamanha tem sido minha dificuldade em escrever. Lembro-me de um passado nada distante em que as idéias fervilhavam, e meus cadernos acabavam rapidamente.

Um livro, uma peça e um roteiro foram feitos, além dos blogs todos. O que mudou? Será a “doença da meia-noite”? (definição de Edgard Allan Paul para o famoso bloqueio criativo)

Idéias eu até tenho, muitas, diga-se de passagem, transferi-las para o papel é que tem sido cada vez mais difícil, elas vêm e vão de tal forma, que para pegá-las, só com a rapidez de um raio.

Elas nunca, nunca aparecem quando estou livre: quando estou no trabalho, na fila do banco, do mercado, no meio da noite. Quanto tempo um bom verso não aparece, que saudade das rimas.

O bloqueio criativo não é privilégio (ou maldição) só dos escritores, na verdade, ele aflige qualquer profissional que trabalhe com criação. Esse mal não tem uma “cura” específica, evidentemente, mas há alguns exercícios que podem ajudar:

Afaste-se e respire: dê um tempo daquele projeto que não anda, mesmo que seja por alguns dias, se o prazo estiver apertado, algumas horas, e tente não pensar nele.

Dê uma olhada em outros projetos inacabados, por exemplo, um conto ou um poema não terminado, o que não se encaixa em algum pode servir perfeitamente em outro.

Mude o ambiente, sente-se com seu caderno numa praça próxima a sua casa, leve seu notebook a uma cafeteria.

Não pare de escrever. O melhor exercício ainda é esse.

Terminar meu primeiro livro foi muito difícil, evitei por muito tempo colocar um ponto final e me perguntar “what’s next?”. Nesse intervalo surgiu este blog e a idéia de um romance. A idéia é basicamente essa: o bloqueio é um intervalo; a possibilidade de reciclar o que foi feito e de criar novas coisas. Nunca, um ponto final.

Hudson Pereira









4 comentários:

Vanessa Martins disse...

Escrevi há algum tempo no meu blog: Não escrevo mais. Não suporto tanta dor.
Entrei numa melancolia nostálgica há pouco tempo e reli absolutamente todos os meus posts. Foi um misto de dor e vergonha. Aquilo tudo era tão nu e tão estúpido que me senti péssima por ter me mostrado daquele jeito. Hoje acho que prefiro ficar quieta e limitar meus sentimentos e ideias ao pouquíssimo tempo livre que me resta ou a alguns poucos caracteres.
Espero que as ideias continuem florescendo em vc e que tal bloqueio sirva como uma ponte pra futuras ideias.

Mônica Montone disse...

também vejo assim, como um intervalo, querido e é preciso respeitá-lo.

depois de parir é natural que o ninho fique vazio um tempinho.

curta seu bebê que está para nascer e deixe o tempo agir....

beijoca

...

Hudson Pereira disse...

Vanessa, querida. Obrigado por abrir o coração e fazer um comentário tão rico. Mas não se sinta péssima, você não está sozinha nessa: nós ainda tínhamos umas boas ilusões sobre a vida... isso merece ficar registrado!

Um beijo, borboleta!

Hudson Pereira disse...

Princesa, o bloqueio tem sido difícil de suportar, mas tô tentando... é o que importa no final, tentar...

beijos e obrigado por tudo!

Postar um comentário