domingo, 17 de junho de 2012

Galinhada

Uma das lembranças mais fortes da nossa infância são os almoços em família. Em especial quando se criam pequenas tradições familiares. Na minha família, estes momentos acontecem na casa da minha avó.
Hoje, o almoço de domingo teve um sabor nostálgico, um prato que há muito tempo eu não comia: galinhada.

Lembro nitidamente, lá no anos 90, de toda sexta-feira ir com minha avó no aviário que existia no bairro ao lado do nosso para comprar a galinha, levá-la para casa e no domingo bem cedo, matá-la. Eu e meus primos assistíamos horrizados àquela cena: minha avó num golpe só a degolava , depois e depenava e limpava. Isso era um hábito comum, hoje com toda praticidade dos congelados, parece homicídio duplamente qualificado.

Felizmente, tal ritual não foi necessário e, se o nome do prato não soa nada chique, seu sabor é muito especial.

Abaixo a receita, retirada do caderno da minha avó.

Hudson Pereira



Ingredientes:
1 galinha limpa
8 litro(s) de água fervendo
2 cebolas picadas
4 tomates sem pele
5 dentes de alho amassados
1 colher de coloral
Meia xícara de azeite de oliva
2 folha(s) de louro
Tomilho
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes numa panela funda, junto com a galinha cortada em pedaços. Deixe uma hora descansando, depois passe tudo para a panela de pressão e acrescente a água fervendo. Cozinhe até soltar a pressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário